quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uso de Espuma no Tratamento de Varizes

A escleroterapia de varizes com espuma é muito parecida, em termos de procedimento em si, com a escleroterapia convencional, exceto pelo fato de que a medicação é injetada na forma de um "mousse" ou "espuma".
Esta espuma é obtida a partir de alguns medicamentos que também são usados pela escleroterapia tradicional. É uma classe de medicamentos chamada de "detergentes" pois agem na gordura da parede das células das varizes. O mais utilizado é o polidocanol em concentrações variáveis para tratar tais varizes e vasinhos.
A espuma é gerada de forma estéril, misturando com ar ambiente ou gás carbônico, através de duas seringas conectadas com uma pequena torneira.
A grande vantagem da espuma em relação ao método convencional é o seu melhor efeito em varizes de maior calibre. A espuma, por ser mais densa, "empurra" o sangue ocupando todo o volume das varizes sem que haja diluição da substância esclerosante pelo sangue.
Desta forma a "agressão" à parede vascular (das varizes) é maior, melhorando o efeito esclerosante da aplicação. Mas esta melhora só leva vantagem sobre a escleroterapia tradicional nas varizes de calibre maior (microvarizes e veias varicosas). Até as veias safenas podem ser tatadas desta forma.
Alguns cuidados técnicos devem ser observados quando da realização da escleroterapia (aplicação) de varizes com espuma:
• o volume de ar injetado nas varizes deve ser observado com muito cuidado;
• o tratamento de varizes mais calibrosas e das veias safenas deve ser realizado com o auxílio do ultra-som Doppler, para ter certeza que a injeção está sendo feita dentro da veia;
• o método tem seus riscos potenciais maiores que a aplicação (escleroterapia) convencional e seu uso tem que ser muito bem pesado entre os riscos e os benefícios;
• não é um método que substitua a cirurgia ou a esclerose convencional de varizes; tem suas aplicações específicas e o cirurgião vascular vai definir se é o método adequado para cada caso;
• como qualquer método de tratamento vascular, deve ser realizado por médico angiologista e/ou cirurgião vascular com experiência no tratamento das varizes e que esteja familiarizado com o procedimento.
Texto Extraido de Fluxo Clínica Médica Especializada S/C Ltdahttp://fluxo.com/servicos/espuminha.html

Um comentário: